terça-feira, 3 de maio de 2016
Um dia na vida de... "O Imaculado Líder"
No panorama presidencialista desportivo nacional, várias são as personagens que assumem o cargo com elevada dedicação. Porém, se existe entre todos apenas um que consensualmente seja reconhecido por todos como "o mais bem sucedido", esse protagonista terá de ser invariavelmente o presidente do Futebol Clube do Porto. Decidimos acompanhar um dia de actividades na presença deste incansável e acarinhado líder, privilegiando da sua disponibilidade e cortesia tão sobejamente reconhecidas.
O "Imaculado Líder", como é conhecido pelas suas gentes, não resume a sua influência apenas no que concerne ao desporto nacional. Reconhecido fora de portas pelo sucesso alcançado ao leme do seu clube, é deveras solicitado para presenciar cerimónias nas quais o seu prestigiado "know-how" é valorizado e bem aceite por quem com ele partilha proeminentes interesses. Acima de tudo, sempre pelos interesses do clube que preside. Um líder que sabe a importância de ter em quem confiar nos mais altos cargos de decisão.
Não são raras as vezes que junto dos seus fiéis seguidores, o "Imaculado Líder" disponibiliza os seus conselhos, seja junto daqueles que acompanharam as suas décadas de presidência e sucesso, como também as gerações mais novas que cresceram em plena senda de vitórias. Naturalmente que mesmo em períodos mais nebulosos, a contestação existe amíude. Mas uma palavra, uma afirmação assertiva, logo acalma as hostes apaixonadas. Dono e senhor da suntuosidade, como a aproximação de Fausto a Margarida.
Homem de cultura, também na escrita desenvolve as suas epopeias. Com irrefutável experiência no que respeita aos valores impostos pela presença de um papel e uma caneta, o "Imaculado Líder" faz uso de tal sabedoria em todas as negociações que envolvam a aproximação de elementos externos que visem o desenvolvimento do clube, assegurando como tal que a dinastia de vitórias se mantenha inviolavelmente na casa azul-e-branca. Acima de tudo, um homem de inúmeras aptidões que nunca definham pela numerologia da sua idade.
O segredo como alma de um negócio, também ele deve ser pronunciado em reservado, apenas acessível aos que o acompanham no dia-à-dia e que tanto beneficiam da sua reconhecida generosidade. A grandiosidade de um homem também se mede nestes momentos; a partilha da privacidade é o alento das almas responsáveis, cientes em cumprir um dever que lhes assiste nunca por imposição, mas por respeito àquele que tanto lhes dá, pedindo tão pouco. Tal estatura que conforta todos os que lhe obedecem, como uma leve brisa trazida pelos delicados e prazerosos ventos do Norte.
Nota de redação:
Este texto não visa de modo algum a ofensa nem a injúria ao bom nome das pessoas e entidades envolvidas, as quais merecem toda a nossa consideração.