quinta-feira, 16 de junho de 2016

Finalmente abre a Disneyland Shanghai



O Shanghai Disney Resort abriu finalmente as portas ao público no dia de hoje. Este investimento de 5.5 Biliões de Dólares representa não apenas mais um megaparque de diversões do franchising Disney, como também uma aproximação ao Oriente e a toda a força económica do continente asiático.

O Resort tem dois hotéis temáticos – o Shanghai Disneyland Hotel e o Toy Story Hotel –, supermercados, lojas, restaurantes e uma enorme diversidade de programas de diversão e espetáculos de entretenimento de última geração.



Consta que as negociações entre a Disney e o governo chinês não foram fáceis, tendo em conta a conotação de uma temática claramente ligada ao American Way of Living perante um conservadorismo econômico/social em vigôr na China comunista. A forma natural de contornar determinados "obstáculos" foi entregar uma participação significativa no Resort à responsabilidade deste governo, resolvendo-se assim o bloqueio a que a Disney estava vetada em termos de conteúdos audiovisuais desde 1997. Recorde-se que este foi o ano em que a companhia americana produziu o filme Kundun, realizado por Martin Scorcese e que abordou de modo pouco abonatório o conflito chinês para com o Tibete. Foi necessário a Disney proceder à criação de um forte lobby para minimizar os danos, tal como apresentar um pedido de desculpas pelo "erro estúpido" que foi o lançamento do filme.