O Futebol é mais que um jogo. Globalmente conhecido e praticado, o "desporto-rei" chega aos quatro cantos do mundo de forma apaixonada e filiada, sendo hoje fundamental a sua distinção como um negócio de milhões. Reconhecida a importância do know-how empresarial versus a emotividade clubística, destaca-se em Portugal um homem conhecido por o "Influente Líder". Presidente do Sport Lisboa e Benfica, este intérprete com distinção na doutrina que comunga o amor ao clube e o inevitável negócio, consegue posicionar-se com mestria entre os temerários túneis da Liga Portuguesa de Futebol e os seus intervenientes.
O “Influente Líder” é hoje mais do que um simples presidente de clube. Procurado por muitos e integrado como poucos, faz do seu silêncio um indefectível argumento que não apenas sustenta uma posição imperial, como lhe permite percorrer pelas entranhas de outras instituições, ora como convidado, ora como associado. Se o segredo é a alma do negócio, o futebol como indústria é fértil nas palavras escondidas. Dono de um amplo conhecimento acerca da "Matriz Azul" – vulgarmente conhecida como "O Sistema" –, garante assim necessária sabedoria que compromete mesmo os seus piores inimigos.
Não é raro assistir aos seus encontros protocolares com as mais altas instancias políticas, tanto nacionais como estrangeiras. Reconhecendo a proximidade geográfica a Espanha, muitos são os negócios que ultrapassam a barreira dos “maus ventos e maus casamentos”, tornando-se frequentes nas últimas épocas as transferências de jogadores para o mais competitivo campeonato espanhol. O “Influente Líder” tem acima de tudo conseguido apreciáveis retornos financeiros, deveras importantes ao saneamento das frágeis contas do seu clube.
Jorge Mendes tem sido peça fundamental ao projecto delineado pelo presidente. De inegável prestígio no mundo do futebol, o empresário português é um dos mais bem-sucedidos agentes desportivos do planeta. A aliança que hoje existe entre estes dois homens permite ao "Influente Líder" garantir a presença de um forte aliado a seu lado, como também ajudou o clube da Luz a assegurar ao longo dos últimos anos jogadores que permitiram acrescentar qualidade superior ao plantel, a base segura de títulos conquistados.
Nota de redação:
Este texto-sátira não visa de modo algum a ofensa nem a injúria ao bom nome das pessoas e entidades envolvidas, as quais merecem toda a nossa consideração.
Nota de redação:
Este texto-sátira não visa de modo algum a ofensa nem a injúria ao bom nome das pessoas e entidades envolvidas, as quais merecem toda a nossa consideração.