quarta-feira, 4 de maio de 2016
Coisas de Homens, parte 1
O Perfume
Uma nota prévia: se o leitor tiver menos de 30 anos ou permite que seja a namorada ou a mulher a escolher o perfume ou a roupa que usa, escusa de perder o seu precioso tempo ler o resto do artigo.
Há coisas que para um Homem são desnecessárias. Uma delas é a opinião vinculativa que outros têm pelas características de determinados produtos. Nem todas as pessoas têm os mesmos gostos, como nem todas as pessoas têm a mesma educação. Embora o aprender não se alcançe sozinho, é na experiência que devemos apostar a nossa formação. Assim, adquirimos uma opinião para expôr, não apenas para andar uma vida inteira a concordar com o que "os outros" dizem.
Existem dois estereótipos de Homem. Os que valorizam os seus pertences porque estes definem a sua essência, e os que valorizam a sua essência empenhando-se na procura da matéria. Traduzindo isto por "míudos", os primeiros resumem a sua vida ao que a própria vida (ou os outros) lhes oferece, os segundos selecionam a conquista e a descoberta como modo de afirmação da sua existência. Respeita o espaço dos outros, nunca deixando de definir o teu.
A melhor coisa que um homem deve fazer quando deseja um perfume é ir procurá-lo sozinho. Ou então se estiver acompanhado, que fique calado – a conversa pode prosseguir noutra altura.
Falando de perfumes. Todo o perfume de homem deve conter na medida certa, notas aromáticas essencialmente quentes. Fogo, madeira, couro, especiarias intensas. Em suma, o espírito de conquista colonial espalhado pelo corpo. E como tais distinções servirão apenas como motivo de gozo, a melhor coisa que um homem deve fazer quando deseja um perfume é ir procurá-lo sozinho. Ou então se estiver acompanhado, que fique calado – a conversa pode prosseguir noutra altura. A escolha do aroma que elegemos em homenagem ao nosso carácter é um investimento demasiado importante para se andar a brincar ao "cheira aquí, Amor...!".
Safari é um dos melhores perfumes amadeirados que conheço. Lançado em 1992 pela Ralph Lauren, tem como notas aromáticas as principais características necessárias a um perfume de homem: Aldeido q.b., Óleo de Neroli (ou Bergamota, na pior das hipóteses), Couro, Musk (fundamental!), Âmbar, Canela e madeira de Cedro. O aroma do Safari, como muitas fragrâncias da Ralph Lauren, é inspirado no estilo de vida americano, apontando a valores de liberdade e aventura. Fica o esclarecimento para quem já apostava que o nome teria alguma relação com aventuras em parques temáticos africanos.
Nota conclusiva: o teor aparentemente machista deste artigo não visa de modo algum a inferiorização do papel de uma Mulher na vida de qualquer Homem. Assim como nenhum produto referido obecede a interesses de natureza comercial por parte de quem o escreve – o nosso Lifestyle é independente.