domingo, 24 de abril de 2016

Os 5 maiores Portugueses, pt.1 - Agostinho da Silva



Podemos passar uma vida inteira em incessável insatisfação, procurando o que nos torne um pouco maiores. Maiores do que somos, mais do que acreditamos ser, pois alheios de observação dos outros todos gostaríamos de ser mais do que a realidade dolorosa nos impõe. Até que um dia o próprio destino com as suas conjunturais variáveis, nos coloca perante algo que nos interrompe tal percurso vaidoso e egoísta. Quando pensamos que somos nós que iremos descobrir a solução, a resposta, essa,  já alguém a deu. Nós simplesmente não estávamos lá para ouvir.

E foi de um modo fortuito que um dia este senhor "me descobriu".
Agostinho da Silva foi, em 5 minutos, a pessoa que mais depressa conseguiu conquistar a minha admiração. 5 minutos com ele (a ouví-lo, pois não tive o privilégio de o conhecer), são a chave equivalente a 20 anos do comum mortal.
Descrever em detalhe a sua biografia não faz jus à homenagem que pretendo prestar a este senhor. Porque, como o próprio disse, palavras em livros pouco valem. Uma descrição do extraordinário percurso deste Homem será sempre insignificante, porque simplesmente ao ouví-lo, a nossa vida muda. São homens como este que me devolvem o orgulho nesta nação.